Conversão – Parte 1 – O Que é e Como Converter Visitantes?

Conversão – Parte 1 – O Que é e Como Converter Visitantes?

Já que conversão é um dos fatores principais de uma venda e assunto principal das minhas palestras, vou defini-la aqui.
Vou iniciar pelo básico. A página de entrada é a primeira página que o visitante acessa ao entrar no seu site.

São diversas as formas de representação da sua página de entrada, podendo ser: uma página isolada (landing page), um microsite especializado, ou até mesmo um site com os seus produtos e serviços.

Agora que temos alguns exemplos de sites, podemos definir quando uma conversão ocorre, vamos lá!
Quando uma conversão?

Uma conversão ocorre quando um visitante chega até a seu site e toma uma ação desejada, a ação desejada pode várias, o importante é que tenha algum valor mensurável para o seu negócio.

A ação desejada pode ser representada por uma compra, um download, o cadastro em um formulário ou até mesmo uma simples visita a outra página. As conversões podem ser mensuradas, ou seja, é possível medir a interação entre e usuário e seu site (ex.: o usuário assistiu o seu vídeo de vendas). Uma conversão também pode ser medida, por número de visitas em seu site, tempo em que a visita permaneceu em sua página, número de acessos a sua página, interações com o seu conteúdo. O fator principal da ação de conversão é que a mesma possa ser medida, rastreável e calculada.

Um indicativo de conversão é uma parcialidade de visitantes tomando a ação que você planejou, fazendo o visitante agir da forma que você gostaria, gerando assim um valor que se possa mensurar a favor de seu negócio.

O tema ligado a conversão é muito amplo e varia para cada indústria, até mesmo para industrias concorrentes do mesmo segmento. É importante saber que há outros fatores que não estão ligados de forma direta a experiência do usuário com o seu site, no entanto são fundamentais para auxiliar nas ações de conversão.

Porém esse é um assunto que irei tratar com mais detalhe nos meus próximos artigos, forte abraço!

Erivaldo

Erivaldo Cardoso é Paulistano, Professor e Palestrante de Gestão em Marketing Digital. Atua no mercado digital há 8 anos, tendo passagens pelo Senac – SP, Colégio Objetivo(Sistema de Ensino) e atualmente atuando como consultor de pequenas e médias empresas como: Alternativa Ambiental, Advocacia Schettini, Escola W2F Cursos e muitas outras.

Deixe uma resposta